ERGONOMIA

O que é Ergonomia:


Trata-se de um conjunto de conhecimentos científicos voltados à melhor adaptação das situações de trabalho aos trabalhadores, aumentando o conforto e reduzindo disfunções ocupacionais.
Em 23 de novembro de 1990, o Ministério do Trabalho e Emprego instituiu a Norma Regulamentadora 17 (NR-17) que dispõe de várias questões sobre ergonomia no ambiente de trabalho.


Apesar de ser lei, muitas empresas ainda não conhecem a NR17, e expõe seus funcionários a situações de risco de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Infelizmente, poucas seguem a legislação, com a maioria só adaptando seus ambientes à norma após a fiscalização, quando já foram multadas ou advertidas.

Ambientes ergonômicos, obtidos através de Análises Ergonômicas do Trabalho, que apontam quais melhorias a empresa deve realizar, trazem postos de trabalho saudáveis aos funcionários e colocam a empresa nos moldes adequados de acordo com a lei.

Não cumpri-la, entretanto, acarreta vários riscos à saúde dos colaboradores, podendo prejudicar diretamente os índices de produtividade. Se flagrada pela fiscalização, a empresa ainda recebe multa por posto de trabalho.

Todos estes transtornos podem ser evitados com a adequação do ambiente de acordo com as necessidades, facilmente detectadas por um fisioterapeuta especializado.


Fisioterapia do Trabalho

Empresas de todos os portes e ramos de atividade têm buscado, cada vez mais, investir em saúde e qualidade de vida para seus funcionários. Os benefícios advindos com este tipo de investimento são diversos e podem ser comprovados através da literatura científica e dos incontáveis exemplos de sucesso divulgados pelos veículos de comunicação.


A FISIOTERAPIA DO TRABALHO é uma especialidade da fisioterapia que atua na prevenção, resgate e manutenção da saúde do trabalhador. Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do trabalhador, evitando a manifestação das queixas e patologias músculo-esqueléticas de origem ocupacional ou não, gerando aumento do bem-estar, desempenho e produtividade.
Além disso, a Fisioterapia do Trabalho é utilizada como instrumento para adequação da empresa aos aspectos legais com relação a postos de trabalho saudáveis e compatíveis com as normas regulamentadoras vigentes.